Isto acontece quando o RPA é bem implementado!

 |  12/07/2021
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A onda da transformação digital e sua expansão tecnológica pela sociedade trouxeram uma série de tecnologias e inovações, tanto para nossas vidas pessoais, quanto para o ambiente corporativo. Dentre todas as novas tecnologias e processos digitais, o RPA ganhou grande evidência e tornou-se popular nas empresas.

Neste artigo, você irá conhecer o principal motivo pelo qual a automação de processos tem crescido tão esporadicamente: as vantagens que o RPA pode gerar para empresas e seus negócios.

Ainda não conhece o RPA? Leia nosso artigo: O que é Robotic Process Automation?

Atenção!

Esqueça seus desenvolvedores de software atuais, eles estão em sua empresa para desenvolver sistemas, o RPA, além de diferente, trata-se de uma modalidade de desenvolvimento mais avançada. Para criar RPAs com qualidade é essencial que o profissional tenha conhecimentos específicos, e uma alta experiência em desenvolvimento.

Você não precisa montar um COE (center of excellence) para construir bons robôs, mesmo sendo essa uma ótima opção. Muitas vezes a demanda por automação na companhia não será grande o bastante para justificar a criação de grandes equipes. Uma equipe enxuta com bons profissionais RPA tende a fazer um excelente trabalho de robotização, e por vezes, até melhor do que um COE (se tratando de uma equipe muito experiente).

Portanto, seja para uma grande equipe, um center of excellence ou para equipes reduzidas, procure sempre por profissionais especializados em RPA se quiser construir um projeto de automação sólido e eficaz. Somente robôs bem desenvolvidos serão capazes de lhe trazer os seguintes benefícios:

Redução de erros humanos

É fato que todo ser humano comete erros, principalmente no ambiente de trabalho, onde passamos 8 horas do nosso dia ou até mais. Simples erros de digitação, e-mails enviados sem anexo, decisões tomadas por engano ou a falta de experiência para lidar com ferramentas e processos, ocorrem casualmente.

Por se tratarem apenas de algoritmos lógicos, os robôs quando bem programados não cometem erros ou falhas como as citadas, pois seguem à risca todas as regras de negócios neles inseridas. Um robô mal feito, ao lidar com algum problema, falha ou lentidão sistêmica, tende a “quebrar” (termo muito utilizado quando um robô deixa de funcionar ou apresenta algum erro brusco) fazendo com que todo o processo pare, e necessitando de alguma intervenção da equipe de sustentação.

Para garantir que a automação contorne possíveis erros cometidos por uma pessoa, é essencial que todos os cenários estejam devidamente mapeados e lapidados, cenários positivos e negativos, incluindo possíveis falhas que os sistemas podem apresentar, como uma possível queda de internet, mau funcionamento do ambiente de robôs ou qualquer erro sistêmico do cotidiano. Tendo em mãos todos os problemas que o robô deve enfrentar, cabe à equipe de desenvolvimento aplicar boas práticas de qualidade para que a automação seja “inquebrável” e resiliente.

Seguindo sempre as boas práticas de mercado, padrões de implantação e qualidade na construção do projeto, a implantação do RPA reduzirá todos os erros causados pelo fator humano, tornando o processamento das informações mais eficiente, seguro e anulando desperdícios!

Economia

Diferente de um ser humano, robôs não fazem pausas para o café, almoçar ou ir ao banheiro, robôs também não sentem cansaço, apresentam atestados ou têm o desempenho do trabalho afetado por problemas emocionais.

Uma automação RPA pode ser executada sem interrupções durante 24 horas, sete dias por semana, trazendo para a empresa uma economia indiscutível a longo prazo. Evitando a necessidade de pagar salários e horas extras, e ganhando mais tempo, já que além de trabalhar por prazo indeterminado, o RPA também elimina o congestionamento por falhas humanas!

Colaboradores satisfeitos

Tarefas repetitivas e monótonas não agregam conhecimento ao colaborador, pelo contrário, geralmente são prejudiciais à saúde mental e desempenho, representando tempo gasto sem aprendizado e sem ganho de experiência. Por isso, a implementação do RPA isenta os colaboradores, dando-lhes a oportunidade de ocupar funções mais criativas e estratégicas, tornando-os assim mais motivados com o trabalho e satisfeitos com suas funções.

Com os avanços tecnológicos, um movimento “anti-tecnologia” vem surgindo, pessoas em prol da preservação de empregos, alegam que a automação será responsável pelo desemprego em massa no futuro.

Mesmo em empresas de tecnologia é comum ouvir de profissionais (principalmente de desenvolvimento) os termos como “Job killers”, fazendo referências aos profissionais RPA, ironizando o boato de que a automação gera desemprego.

Porém, uma visão que a maioria das pessoas de fora não possuem, é que a automação traz diversos benefícios além dos já mencionados neste artigo, até mesmo para quem perdeu seu emprego ou foi substituído por um robô. Não deixe de conferir nosso artigo: “Elas tomarão seu emprego, e está tudo bem!” (em breve)

Escalabilidade

Para escalar um processo manual desempenhado por um ser humano, você precisa aumentar a quantidade de pessoas e tempo dedicado para as atividades, contratando ou realocando novos funcionários, gerando custos enormes de recursos.

Sem dúvida uma das principais vantagens da robotização é a capacidade de escala no processamento de informações. A partir de uma única vez que o RPA for bem desenvolvido e implementado, será possível duplicar, triplicar ou multiplicar a capacidade de processamento, que passará a ser uma tarefa simples, muitas vezes feita com poucos clicks, em poucos minutos e sem custo adicional. E essa facilidade de escala do RPA nos leva ao último e mais importante benefício da automação:

Atendimento mais rápido ao cliente

A combinação de todos os benefícios citados anteriormente esclarecem o principal motivo da automação estar presente no dia a dia das empresas, a redução no tempo de resposta ao cliente com toda a certeza é o principal objetivo. Com o RPA bem implantado, a companhia passa ter execuções mais rápidas e com menor fator de erro no processamento das informações, com uma facilidade de escala que permite o crescimento das operações e o acompanhamento do crescimento da companhia, e uma economia que abre margem para investimento de capital e recursos nas áreas que realmente necessitam da presença humana (geralmente áreas estratégicas ou voltadas para a experiência do cliente)!

Conclusão!

A automação de processos pode agregar altos ganhos para empresas que aderirem essa tecnologia, porém, vale sempre ressaltar que todos os benefícios e vantagens só serão atingidos se o processo for bem feito, especialmente no início, sendo a fase de planejamento e arquitetura do projeto.

Uma arquitetura mal feita, um projeto mal estruturado ou scripts de automação mal desenvolvidos resultam no efeito oposto ao desejado, e no lugar de ganhar com o RPA, os responsáveis perderão (tempo e recursos), especialmente se ao verem o projeto saindo dos eixos não disponibilizarem o tempo necessário para corrigir os erros iniciais cometidos.

Dentre todos os benefícios citados, o RPA sempre resultará (diretamente ou indiretamente) em um atendimento mais rápido, consistente e seguro à experiência final do cliente.

Portanto, quer melhorar ou acelerar a experiência do seu cliente final? Otimize os seus processos, aplique o lean thinking à cultura da empresa e evite desperdício de capital humano implementando um bom projeto RPA!

Revisão: Vitória Nogueira

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Sobre o autor

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Gustavo Riquena

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