Entenda a alta do RPA, IA e automação Inteligente nos dias atuais!

 |  21/12/2021
 |  eye802 visualizações
eye802 visualizações

O RPA e a inteligência artificial estão no mercado a algumas décadas, ambas tecnologias vêm se desenvolvendo constantemente com o passar dos tempos, visando qualidade e autonomia em processos monótonos, aqueles que demandam horas de trabalho. Gerando cada vez mais qualidade nos serviços de diversas empresas e de diversos segmentos, os processos de automação são cada vez mais necessários na atual realidade.

Há 11 anos, tive meu primeiro contato com o RPA (naquela época ainda não existia uma definição de nome) e as máquinas que rodavam os robôs sequer podiam ter mouse ou teclado, pois, ao esbarrar no mouse os robôs poderiam se perder na execução.

Por que estão todos falando cada vez mais sobre RPA e IA?

1 – Competitividade

O mercado em que vivemos é extremamente competitivo, e cada linha de negócio tem a sua concorrência. Cada serviço deve possuir uma estratégia para tentar atrair clientes e mantê-los fiéis e frequentes. Com as constantes novidades, principalmente tecnológicas, é preciso ser rápido e criativo, caso contrário, você perde e torna-se obsoleto em pouco tempo!

Atualmente, as formas tradicionais não são mais suficientes, logo, começar a adotar a Transformação Digital e dar vida a IA é estar à frente.

2 – Eficiência

Muitas empresas contratam analistas que não analisam!

Profissionais que executam atividades rotineiras de característica simples e repetitivas, não vivenciam desafios, não estão em constante aprendizado, apenas realizam trabalhos maçantes e tediosos, o famoso monkey job.

Com a aplicação de RPA, atividades repetitivas passam a ser executadas por robôs (processos cada vez mais eficientes), de forma ágil e rápida, gerando ganhos de produtividade, qualidade por um custo bem menor, e possibilitando que os analistas foquem em atividades mais produtivas, agregando valor ao negócio (análise para tomada de decisão).

3 – Facilidade

Sim, é tecnologia antiga! Mas, a novidade é a forma como utilizá-la, é a eficiência e a facilidade para aprender e usar as tecnologias. Muitas ferramentas possibilitam construir automações através de fluxos apenas com dois comandos, clicar e arrastar (drag & drop), objetos com funções pré-criadas e\ou utilizando conceitos de automação inteligente que se movem para baixo de códigos.

4 – Estratégia

É possível obter a disponibilidade dos dados de IA em diversos lugares, isto é, através de mídias sociais, pesquisas, formulários e internet no geral.

Não estamos mais nos anos 90, e a atual realidade permite que possamos conhecer a vida de qualquer pessoa apenas verificando o seu perfil no Facebook. Os dados coletados nessas diversas fontes em tempo real, alimentam e apoiam as empresas de forma estratégica nas tomadas de decisões e no direcionamento de produto para cliente.

5 – Possibilidades

Em todos os domínios, é possível encontrar o potencial para fazer automação inteligente e economizar tempo e custo. Casos de uso monótonos para automação inteligente é algo frequente e comum em qualquer campo de atuação: jurídico, varejo, bancário, alimentício, saúde, games, uma infinidade de possibilidades.

E aí, o que você achou?

Até aqui, discutimos as razões pelas quais essas tecnologias estão sendo tão procuradas.

Existem diversos casos de insucesso do RPA e Inteligência artificial, boa parte deles ocorrem pela euforia e ansiedade em aplicar estas soluções, oque muitas vezes acarreta em sua implementação incorreta. Uma das razões mais comuns da falha na implementação destas tecnologias, é não estudar sua aplicabilidade de forma correta, e querer utilizá-las como solução universal para quaisquer problemas operacionais. Confira alguns desses casos no nosso artigo: Parem de automatizar processos, e saiba quando é ou não pertinente implementar RPA ou tecnologias de otimização.

Revisão: Vitória Nogueira, Gustavo Riquena

Continue navegando

Continue navegando

Sobre o autor

Sobre o autor

Diego Arcanjo

Continue navegando